terça-feira, 30 de junho de 2009
Os pecados capitais!
Hoje vou falar dos pecados capitais, um assunto que particularmente eu tenho um grande interesse, hoje os pecados mais conhecidos são os segundo São Tomás de Aquino, que são os setes pecados A vaidade, gula, luxúria, inveja, ira, preguiça e a avareza, porém esses sete pecados só foram instituídos pela igreja nó século XVII que a igreja substituiu melancolia considerado um pecado demasiado vago por preguiça. Porem esse pecado não foi o único alterado antes do século XVII, os pecados segundo Evagrius eram orgulho, inveja, ira, melancolia, avareza, gula e luxúria.
De acordo com o livro "Sacred Origins of Profound Things", de Charles Panati, o teólogo e monge grego Evágrio do Ponto teria escrito uma lista de oito "pecados" ordem crescente de importância, o primeiro era a gula, o segundo era a avareza, terceiro luxúria, quarto ira, quinto melancolia, sexto acedia, setimo vaidade e oitavo orgulho. Nesse a Acedia era como se fosse a preguiça espiritual.
Uma coisa que se estranha é que os sete pecados capitais não tem referencia na bíblia sagrada, sendo que eles foram postos pela igreja para educar e protejer o humano e de certa forma para entendere controlar os instintos básicos do humano.
Cada pecado fala sobre uma forma de agir do humano, ou de pensar ou de ver o mundo e os outros.
A Vaidade fala sobre o desejo de atrair a atenção de outras pessoas, a pessoa que é vaidosa precisa sempre estar bonita, mais bonita que os outros.
A Inveja é fala sobre o desejo que a pessoa tem de ter o que não é dela e sim dos outros , não importa o que, a pessoa invejosa nunca consegue se conter com o que tem.
A Ira intenso sentimento de raiva, ódio e rancor, pode ser visto também como sentimento de vingança.
A Preguiça é a lendidão, a pessoa não sente vontade de fazer as coisas, vem muitas vezes seguida do sono.
A Avareza é o medo de perter o que tem, é uma pessoa egoista, a pessoa não gosta de gastar dinheiro e nem troca suas coisas.
A Gula é o pecado da comida, mesmo a pessoa satisfeita ela come, ela não se cansa de comer, come além do necessário.
A Luxúria é o desejo carnal, é o desejo por todo o prazer sensual e material, é considerado um dos sete pecados capitais porque consiste no apego aos prazeres carnais, corrupção de costumes; sexualidade extrema, lascívia e sensualidade.
Cada pecado tem também uma comparação com um demônio, de acordo com e acordo com Binsfeld's Classification of Demons, a Luxúria é representado pelo demôno Asmodeus que é considerado um dos cinco príncipes do inferno abaixo de Lúcifer. Belzebu é o da gula, mais conhecido como o diabo. Mammon é o da avareza, é o ídolo do pagão, citado no novo testamento descreve o culto a riqueza. O da preguiça é o Belphegor, o senhor do fogo, além de ser o demônio da preguiça é o das descobertas e dos inventos também. O da ira é o Azazel é a representação do mal, com sua suposta forma original de um anjo, Querubim, um anjo de alto escalão da hierarquia angelical, que foi expulso dos Céus por nele se encontrar o princípio da corrupção universal. Leviatã é o demônio destinado a inveja. Lilith é o que corresponde a vaidade, é o unico demônio em forma de mulher.
Em contra partida temos também as Sete virtudes, menos popular do que os sete pecados capitais, porém acho importante citarmos, derivadas do épico Psychomachia, poema escrito por Aurelius Clemens Prudentius intitulando a batalha das boas virtudes e vicios malignos. Tem a intenção de proteger as pessoas dos sete pecados capitais.
As sete virtudes são:
A Castidade que opõe a luxúria, é a auto-satisfação.
A Generosidade que opõe a avareza, é o despreendimento.
A Temperança que opõe a gula, é o auto-controle.
A Diligência que opõe a preguiça, é a ação.
A Paciência que opõe a ira, é a calma, a paz, a serenidade.
A Caridade que opõe a inveja, é a compaixão, a amizade.
A Humildade que opõe a vaidade, é a modéstia, comportamento de total respeito ao próximo.
segunda-feira, 29 de junho de 2009
Errar uma vez okay, mais persistir no erro já é burrice!
Hoje o assunto tem uma grande ligação com o assunto de ontem, sim o amor, só que o de hoje é como o amor faz as pessoas de bobas, assim, só quem se deixa fazer, as pessoas não entendem que quando o relacionamento acaba por alguns motivos não tem volta, as pessoas não entendem que por mais que duas pessoas se amem elas muitas vezes não conseguem ficar juntas, quando envolve uma sere de fatores, quando as duas pessoas brigam muito, tem muito ciumes. Ou então quando o namoro acaba, a pessoa X corre atras da pessoa Y, e a pessoa Y só pisa na X, faz a X ficar perdida por não ter a Y e corre atras dela sem ter vergonha e passa por cima do seu orgulho, mais a Y só pisa, só brinca da X, brinca com ela, só que quando a pessoa X decide mudar, decide ser feliz, decide dar uma nova chance pro amor e tudo mais, a Y começa a correr atras, começa a querer voltar e faz de tudo pra voltar pra X, e a X por ser uma pessoa BURRA cai nisso e desiste de tentar de novo pra voltar para os braços da pessoa Y, só que essa pessoa X deixa uma pessoa Z esperando por ela, só que a pessoa X não vê que pode magoar a pessoa Z e ainda por cima se magoar. Só que a pessoa Z sabe de tudo que esta acontecendo, e não quer esperar a pessoa X descobrir o erro!
Isso acontece muito! Ainda mais quando a pessoa é muito galinha e se envolve com outra, e com o tempo passa a amar a pessoa, ela acha que não tem chance para outro amor, ela acha que tudo gira em torno da pessoa que ama no momento, e não vê que um novo amor, um amor mais saudável seria melhor para ele!
Mais parece que o Humano gosta de sofrer! E não importa se vai levar mais mil pessoas com ele ou não, ele não se importa com as outras pessoas, eles acham que fazendo o que o coração manda é o certo, porém nem sempre o que o coração fala é o certo, ainda mais quando já sofremos de mais pela pessoa que amamos, temos que ter amor próprio primeiro, não digo orgulho, mais amor próprio, se a pessoa não pisou em você e nem nada, não tem porque não voltar, agora, se ela já pisou em você, riu de você, e a única coisa que ela quer é te ver mal, porque voltar? Você já sofreu por ela, ela já pisou em você! Essas coisas nunca dão certo! Sempre um vai sofrer mais que outro! Só que, sofrer uma vez okay, agora, sofrer mais de uma, e ainda persistir no erro, é burrice.
Okay, dizem que o amor é cego, e isso é um ótimo exemplo para essa teoria, agora mesmo os cegos sentem dor, e sabem o que faz mal para eles e o que não faz, por isso afirmo, o amor é cego, mudo e BURRO!
A esse é meu ponto de vista, o que vocês acham?
O que é o amor pra você?
Estava eu aqui pensando, como as pessoas dependem de outras pra ser felizes né. Assumo que quando tenho alguém do meu lado parece que estou completa! E assim, acabo ficando mais feliz... Enquanto outras pessoas vivem tão bem sem outra pessoa, por estarem sozinhas são mais felizes, se acham auto suficientes, acham que só elas se bastam, e assim acabam brincando muitas vezes com o coração de outras pessoas, que buscam em outras a felicidade.
Mais o que é felicidade? O que realmente é a felicidade? Se doar por inteiro pra uma pessoa, fazer tudo o que ela quer e tudo mais, só por causa do amor? E o que é o amor, hoje você pode amar uma pessoa mais amanha esse amor pode acabar, pro amor não acabar temos que cultivar, mais quem está disposto a cultivar um amor hoje em dia? Poucas pessoas realmente se importam com isso, a maioria delas querem sair pegando por ai e fazendo as competições de quem pega mais...
E o amor próprio? Porque uma pessoa que faz isso além de não ter amor por outros, não tem amor próprio, porque ela se desgasta e acaba ganhando fama por certas coisas, e não liga, nem se importa, mais isso acaba acabando com ela futuramente, afinal, quem vai querer uma pessoa que já passou por todos, uma pessoa que não se respeita, que acha legal sair por ai causando, não que seja errado, mais acredito que tudo tenha um limite, então, até onde é legal sair se drogando? A brisa acaba rápido e mais rápido ainda vem o vicio, até onde é legal sair pra beber e dar P.T? ou dirigir bêbado e se mostrar para os outros? Esse texto não fala apenas do amor ao próximo ou de como é importante ter alguém que amamos do nosso lado, mais também o amor próprio!
Até onde a vida realmente vale a pena ser vivida sozinha? Até onde a vida realmente vale se for zuar as pessoas que por algum momento se importaram com a gente, e que estão dispostas a nos fazer feliz! O que realmente é melhor, viver a sua vida pegando varias e no final olhar pra trás e ver que você sempre esteve sozinho e acabar morrendo só, ou passar a sua vida vivendo amores inesquecíveis, mesmo que não sejam duradouros, mais inesquecíveis, e quando sua vida estiver acabando você olha pra trás e vê que tudo valeu, que cada amor vivido foi um momento único e que você tentou aproveitar da melhor maneira possível!
Outro ponto que queria falar, são as pessoas que passam a vida toda a procura do amor, e acabam esquecendo de olhar em volta, muitos amores nascem de grandes amizades, claro o amor é desejo, mais afinal o que seria um amor sem a preocupação, sem a confiança e sem a amizade?
São pontos que temos que pensar direito! Assim como nossa vida é feita de escolha o amor também é, só temos que ver o que é melhor agora e futuramente. E nunca tenha medo de tentar, arriscar, pois assim com toda certeza nossa vida vai valer! Não tenha nunca medo de errar, o problema não é errar, é depois consertar o erro! Nunca tenha medo de amar! Nunca tenha medo de chorar por alguém! E o mais importante, nunca tenha medo de ser feliz do lado de alguém que pode até parece não ser a pessoa certa, mais no futuro essa pessoa pode ser a única pessoa certa na sua vida é só você não ter medo de arriscar!
Assinar:
Postagens (Atom)