terça-feira, 30 de junho de 2009
Os pecados capitais!
Hoje vou falar dos pecados capitais, um assunto que particularmente eu tenho um grande interesse, hoje os pecados mais conhecidos são os segundo São Tomás de Aquino, que são os setes pecados A vaidade, gula, luxúria, inveja, ira, preguiça e a avareza, porém esses sete pecados só foram instituídos pela igreja nó século XVII que a igreja substituiu melancolia considerado um pecado demasiado vago por preguiça. Porem esse pecado não foi o único alterado antes do século XVII, os pecados segundo Evagrius eram orgulho, inveja, ira, melancolia, avareza, gula e luxúria.
De acordo com o livro "Sacred Origins of Profound Things", de Charles Panati, o teólogo e monge grego Evágrio do Ponto teria escrito uma lista de oito "pecados" ordem crescente de importância, o primeiro era a gula, o segundo era a avareza, terceiro luxúria, quarto ira, quinto melancolia, sexto acedia, setimo vaidade e oitavo orgulho. Nesse a Acedia era como se fosse a preguiça espiritual.
Uma coisa que se estranha é que os sete pecados capitais não tem referencia na bíblia sagrada, sendo que eles foram postos pela igreja para educar e protejer o humano e de certa forma para entendere controlar os instintos básicos do humano.
Cada pecado fala sobre uma forma de agir do humano, ou de pensar ou de ver o mundo e os outros.
A Vaidade fala sobre o desejo de atrair a atenção de outras pessoas, a pessoa que é vaidosa precisa sempre estar bonita, mais bonita que os outros.
A Inveja é fala sobre o desejo que a pessoa tem de ter o que não é dela e sim dos outros , não importa o que, a pessoa invejosa nunca consegue se conter com o que tem.
A Ira intenso sentimento de raiva, ódio e rancor, pode ser visto também como sentimento de vingança.
A Preguiça é a lendidão, a pessoa não sente vontade de fazer as coisas, vem muitas vezes seguida do sono.
A Avareza é o medo de perter o que tem, é uma pessoa egoista, a pessoa não gosta de gastar dinheiro e nem troca suas coisas.
A Gula é o pecado da comida, mesmo a pessoa satisfeita ela come, ela não se cansa de comer, come além do necessário.
A Luxúria é o desejo carnal, é o desejo por todo o prazer sensual e material, é considerado um dos sete pecados capitais porque consiste no apego aos prazeres carnais, corrupção de costumes; sexualidade extrema, lascívia e sensualidade.
Cada pecado tem também uma comparação com um demônio, de acordo com e acordo com Binsfeld's Classification of Demons, a Luxúria é representado pelo demôno Asmodeus que é considerado um dos cinco príncipes do inferno abaixo de Lúcifer. Belzebu é o da gula, mais conhecido como o diabo. Mammon é o da avareza, é o ídolo do pagão, citado no novo testamento descreve o culto a riqueza. O da preguiça é o Belphegor, o senhor do fogo, além de ser o demônio da preguiça é o das descobertas e dos inventos também. O da ira é o Azazel é a representação do mal, com sua suposta forma original de um anjo, Querubim, um anjo de alto escalão da hierarquia angelical, que foi expulso dos Céus por nele se encontrar o princípio da corrupção universal. Leviatã é o demônio destinado a inveja. Lilith é o que corresponde a vaidade, é o unico demônio em forma de mulher.
Em contra partida temos também as Sete virtudes, menos popular do que os sete pecados capitais, porém acho importante citarmos, derivadas do épico Psychomachia, poema escrito por Aurelius Clemens Prudentius intitulando a batalha das boas virtudes e vicios malignos. Tem a intenção de proteger as pessoas dos sete pecados capitais.
As sete virtudes são:
A Castidade que opõe a luxúria, é a auto-satisfação.
A Generosidade que opõe a avareza, é o despreendimento.
A Temperança que opõe a gula, é o auto-controle.
A Diligência que opõe a preguiça, é a ação.
A Paciência que opõe a ira, é a calma, a paz, a serenidade.
A Caridade que opõe a inveja, é a compaixão, a amizade.
A Humildade que opõe a vaidade, é a modéstia, comportamento de total respeito ao próximo.