quarta-feira, 1 de julho de 2009
Lilith, a primeira mulher expulsa do paraíso
Após a pesquisa que fiz sobre os sete pecados capitais, acabei descobrindo Lilith, a primeira mulher de Adão, e acabei me apaixonando pela história dela, de certa forma ela era uma mulher incrível, ela foi a primeira mulher que rejeitou se deitar para um homem, ficar em baixo durante a relação sexual.
Na passagem Patai81:455f Lilith é acusada de ser a cobra que influencia Eva a comer o fruto proibido, a maça, no folclore popular hebreu medieval, ela é tida como a primeira esposa de Adão, que o abandonou, partindo do Jardim do Éden por causa de uma disputa sobre igualdade dos sexos, chegando depois a ser descrita como um demônio,é o demônio da vaidade, um dos sete pecados capitais. De acordo com o antigo testamento Lilith foi criada por Deus da mesma matéria prima que Adão, por causa disso, ela se rebelou por ter que deitar para o homem durante as relações sexuais, na modernidade, isso levou a popularização da noção de que Lilith foi a primeira mulher a rebelar-se contra o sistema patriarcal. Lilith dizia Lilith: "Por que devo deitar-me embaixo de ti? Por que devo abrir-me sob teu corpo? Por que ser dominada por ti? Contudo, eu também fui feita de pó e por isso sou tua igual." Então Adão reclamou a Deus sobre as atitudes de Lilith, e Deus falou a Adão que esse era o domínio natural, o homem dominava a mulher, não aceitando a "ordem natural" do domínio do homem, ela foi expulsa do Jardim do Éden.
Assim que Lilith saiu do paraíso Eva virou segunda mulher de Adão, com quem teve filhos, mesmo Lilith tendo abandonado o paraíso ela não aceitava a relação de Adão com sua segunda mulher, e por isso quis destruir a humanidade, filhos dessa relação extra conjugal. Assim ela começou a perseguiria os homens, principalmente os adúlteros, crianças e recém casados para se vingar.
Porém quando os hebreus deixaram a Babilônia, Lilith foi "apagada" do antigo testamento, foi perdendo suas forças aos poucos, e acabou ficando limitada. Com isso Eva acaba sendo criada duas vezes, a primeira é no sexto dia, e depois da solidão de Adão ela é criada novamente, só que na primeira vez que Eva é criada, era Lilith, sim, Eva fica no lugar de Lilith.
No período medieval ela era ainda muito citada entre as superstições de camponeses, como deixar um amuleto com o nome dos 3 anjos que a perseguiram para fora do Éden, Sanvi, Sansavi e Samangelaf para que ela não o matasse, assim como acordar o marido que sorrisse durante o sono, pois ele estaria sendo seduzido por Lilith.
Lilith é associada também como um demônio feminino, era associada ao vento e pensavam que ela era portadora de mal-estares, doenças e da morte. Ela é também conhecida como o demônio da vaidade, o único demônio feminino dos sete pecados. Além de ser associada como demônio ela foi associada também como uma vampira, ela tinha cerca de 100 filhos por dia súcubus quando mulheres e íncubus quando homens, ou simplesmente lilims. Ela se alimentava do sangue das pessoas durante a relação sexual, e ela podia também manipular os sonhos humanos.
Existem certas particularidades nos ataques de Lilith, como o aberto esmagador sobre o peito, uma vingança por ter sido obrigada a ficar por baixo de Adão, e sua habilidade de cortar o pênis com a vagina.
Lilith representa a a libertação da mulher, pode ser considerada a primeira feminista, ela representa a libertação sexual da mulher. Ela era muito dependente, não tinha medo, insubordinada, contestadora, que desenvolve uma vida fora dos moldes tradicionais.
Lilith é conhecida também como a Deusa da lua, Deusa da noite, Lua negra.