quarta-feira, 1 de julho de 2009
O sentimento mais sincero...
Ontem quando eu estava deitada na cama, estava pensando, estava pensando em qual seria o próximo tema abordado pelo meu blog, então pensei em escrever sobre sentimentos, poxa como um corpo feito de um "simples" material pode sentir tantas coisas em tão pouco tempo, como podemos ter raiva, ódio de uma pessoa que um dia já amamos? Ai eu tava la na brisa dos sentimentos e tava pensando qual era o sentimento que eu achava mais foda sabe, o que eu sentia sempre, todos os dias, todos os segundos, qual é o sentimento mais nobre que uma pessoa pode sentir, então cheguei na saudade, porque pra uma pessoa sentir saudade ela tem que sentir amor, alegria, tristeza, é um sentimento que uni outros sentimentos.
A saudade não escolhe quem vai acompanhar, ela simplesmente nasce no coração das pessoas quando as pessoas que amamos estão ausentes, ou podemos sentir saudades de algum lugar que nos marcou, alguma situação que amamos ter passado, ou de algum dia, férias, infância, entre outros...
A saudade pode vir seguida de dor ou de alegria, é seguida de dor quando lembramos de alguém que não esta mais com a gente, por motivos de morte, distância ou até mesmo por tempo. Em casos de alegria é quando lembramos de um momento da nossa vida em que fomos muito felizes, que estávamos com pessoas que nos fazem bem, e que marcaram muito.
A palavra "saudades" esta muito presente nas poesias de amor, e na música popular, a palavra vem do latim é a mistura das palavras "solitas, solitatis" (solidão), na forma arcaica de "soedade, soidade e suidade" e sob influência de "saúde" e "saudar". Segundo boatos, a palavra foi criada na época do descobrimento do Brasil para definir a solidão que os portugueses sentiam estando sozinhos, sem os entes queridos, em uma terra desconhecida. Depois acabou definindo também a a melancolia causada pela lembrança, a mágoa que se sente pela ausência ou desaparecimento de pessoas, coisas, estados ou ações.
Acredito que a saudade é o sentimento mais sincero que alguem pode sentir, porque, além dele juntar todos os outros sentimentos, nos só sentimos saudades pelas pessoas que realmente fazem falta, que quando elas não estão com a gente parece que não estamos completos, não importa se é uma boa pessoa ou uma má pessoa, ela sente saudades de quem gosta. Pra sentir saudade não precisa saber ler ou escrever, não precisa ser branco ou negro, não precisa ser cristão ou ateu, não precisa ter nenhuma religião definida, basta ser sincero com seus sentimentos mais profundos, basta amar, basta precisar daquela pessoa, basta sentir!
A saudade faz a gente sofrer, faz a gente chorar, faz a gente correr atrás do que queremos! Porém a saudade nos faz feliz quando matamos ela! Nunca deixa a saudade vencer!
Bom esse texto vai ser pequeno mesmo, porque saudade não se explica, apenas se sente! E dedico esse texto a todos os meus amigos verdadeiros, vocês são unicos, só vou citar um nome, Lari, esse texto é muito pra você amiga, pois por causa de trabalho você nos deixou, foi morar em outro estado, e acabou deixando a saudade do lado de muitas pessoas!