sábado, 4 de julho de 2009

Tentação tóxica


Hoje vou falar de um assunto que esta muito em evidencia nos tempos de hoje, vou falar sobre drogas, mais sobre uma em especial, a cocaína, aquele pó branquinho que as pessoas cheiram!

A cocaína é um alcalóide, que nada mais é um produto extraído de uma planta chamada Erythroxylum Coca e ai ela é refinada com substâncias químicas como álcalis, ácido sulfúrico querosene entre outros para virar cocaína, já que o uso dessa planta pode servir para o crack, uma pasta, para a folha mesmo, no Peru, Colômbia e Equador é comum mascar a folha da coca.
O uso da Cocaína pode levar a dependência e distúrbios.

Essa droga ataca o sistema nervoso, atingindo rapidamente o cérebro, causando euforia e prazer. Os efeitos biológicos da cocaína são a perda de apetite, sono e peso, náuseas, calafrios, vômitos, dilatação da pupila, aceleração ou diminuição do ritmo cardíaco, elevação ou diminuição da pressão sanguínea e chegando a morte. A cocaína pode ser cheirada e injetada. O uso mais comum é ser cheirada, além de mais pratico acaba sendo mais barato.

Enfim, a pessoa quando usa muito essa droga ela acaba ficando agressiva, paranoica, achando que tem pessoas a perseguindo, tendo alucinações visuais, táteis, auditivas, delírios e chegando até mesmo a ter perfurações no septo. De tanto que a pessoa consome, a química acaba fazendo com que o septo fique cada vez mais fino até que ele se rompa.

A cocaína quando injetada pode causar grandes danos também, afinal, se não trocarem a agulha, o usuário pode pegar graves doenças como AIDS e hepatite, além de poder causar danos devido ao material usado para dissolver o pó. O uso da droga injetável é que pode causar uma parada cardíaca irreversível causando a morte por overdose.

O tratamento contra o uso da cocaína é praticamente igual ao das outras drogas. O viciado deve procurar tratamento, e a família e os amigos não podem jamais abandonar o usuário, o mesmo deve se internar em uma clínica de reabilitação, lá ele terá contato com pessoas que já usaram vários tipos de drogas. O usuário no começo sente um vazio, sente abstinência, podem ocorrer alucinações, calafrios e tremedeiras, mas aos poucos ele vai substituindo a droga por outras coisas, na maioria das vezes comida ou alguma atividade, e então consegue-se manter limpo por mais tempo.

Na miiiinha opinião acho que se envolver com qualquer tipo de drogas é errado, muito errado, pois sabemos os efeitos e as consequências. Porém muitas pessoas de cabeça fraca acabam se envolvendo com as drogas porque a turma de amigos usa, ou porque te zoam por não usar. Acho que é melhor ser zuado por não usar do que morrer cedo de mais, ou se acabar pelo uso.
Sei que não sou a pessoa mais certa pra falar sobre isso, cometo erros como todos, mais tento aprender e mudar com eles, então pensem, sempre temos tempo para mudar...

Aqui está o meu recado, espero que gostem e reflitam...